Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.AssistentesDigitaisr1.2 - 04 Jul 2022 - 11:51 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

PDA: Personal Digital Assistant


Este texto é uma introdução aos PDA's e tem como objetivo esclarecer algumas das dúvidas mais freqüentes que as pessoas têm sobre os 'handheld´s'.

As duas marcas mais conhecidas são: handheld´s com o sistema operacional da PalmOne (Palm OS 5x) e o Ipaq da HP com sistema operacional da Microsoft (PocketPC).

Conforme o IDC (Data?), a Palm é líder do segmento com um market share de 42% contra 24.1% da HP.

Este texto aborda os equipamentos da Palm criados em 1996. O nome Palm virou sinônimo de computador de mão. Muitas pessoas acham que um Palm é simplesmente uma agenda cara. Na realidade são verdadeiros computadores de mão.

A quantidade de programas escritos para esta plataforma é assustadora, além dos tradicionais programas do Palm: agenda, contatos, tarefas e anotações. Também pode ser utilizado para as mais diversas situações como, por exemplo: controle remoto universal, ouvir musica, ler livros, sincronizar email´s e agenda de compromissos, gravar recados de voz, planilhas, editores de texto, apresentação de slides inclusive conectado a um projetor.

A forma de acesso aos programas e a inserção de informações, é efetuada principalmente utilizando uma caneta, pois o mesmo tem reconhecimento de escrita. Também existem outras formas de se inserir dados utilizando acessórios como teclados ou através de sincronismo com um computador.

Em termos de conectividade estes equipamentos utilizam principalmente interfaces USB(1) e raios infravermelhos. Os equipamentos mais novos já vêm equipados com tecnologias Wireless(2) e Bluetooth(3), que também podem ser adquiridas através de cartões de expansão.

São diversos os modelos de equipamentos compatíveis com a plataforma Palm. A própria palmOne possui diferentes opções, além das empresas que licenciaram o sistema, como Sony, Tapwave, Kyocera e Symbol.

Para utilização profissional considere um modelo com 32MB de memória, para poder acomodar banco de dados, planilhas e outros recursos. A palmOne se torna a opção mais óbvia em função da garantia no Brasil.

O Tungsten T3 da palmOne é o mais avançado da empresa e tem diversos recursos novos, e a garantia de um investimento melhor a médio e longo prazo.

A linha Zire é interessante para quem deseja bons equipamentos, mais voltados para o público em geral, e entretenimento.

Modelos antigos podem ser uma alternativa, já que muitas das características se mantêm, mas tenha consciência que 2MB pode ser pouco, e que alguns programas com versões mais recentes também não devem funcionar.

(1) USB: (Universal Serial Bus) é uma interface plug and play entre o computador e dispositivos (como joystick, MP3 Player, teclados, telefones, scanner, e impressoras).

(2) Wireless: sua tradução ao pé da letra é sem fio. São equipamentos que se conectam à Internet ou com outros equipamentos sem a utilização de fios. Os celulares, pagers e o Palm VII são exemplos de equipamentos wireless.

(3) Bluetooth: é uma especificação da indústria de telecomunicações e computação que descreve como telefones móveis, computadores, e PDAs podem interconectar-se com computadores e telefones usados em casa ou escritório, que usam uma rede sem fios de alcance limitado.

Referências:

http://www.palmbrasil.com.br
http://www.palmland.com.br

Maico Bahena


Palavras-chave: encontros presenciais, celulares

-- Main.guest - 31 Aug 2004
to top


You are here: Agora > Futebol > InteligenciaDeNegocios > AssistentesDigitais

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback