Ricarte, Marcos Antonio Chaves. Pesquisa Acadêmica - Avaliação das estratégias e dos resultados obtidos com as ações pedagógicas emergenciais das IES do Brasil frente a pandemia do COVID-19, abr. 2020.


Diante da Pandemia COVID-19, o Ministério da Educação [do Brasil] decidiu suspender as aulas presenciais, incluindo a possibilidade de substituição de aulas por conteúdos distribuídos por meio de tecnologias da informação e comunicação.

Sensível a esse momento inédito na história do nosso país, uma pesquisa em formato de questionário foi realizada com o objetivo de entender como as IESs lidaram com o novo desafio. Muitas delas sequer utilizavam tais tecnologias. O foco foi direcionado a gestores, coordenadores ou outras pessoas que estivessem participando do processo na IES.

A intenção de publicação de resultados da pesquisa foi manifestada.


Processo: rotas de navegação


Aprendizado e crescimento: componentes educacionais


Palavras-chave: ensino remoto síncrono emergencial, mudanças em modelos de negócios, instituições de ensino superior, ensino remoto de emergência, atividades administrativas presenciais, ensino remoto síncrono, avaliação em educação, educação em desafio, períodos de avaliação, capacitação profissional, ensino remoto, aulas presenciais, infraestruturas, comunicação, estruturação, telemedicina, plataformas, estratégias, supervisão, legislação, estrutura, telensino, pesquisa, contexto, práticas, ensino, ABED


Araujo Jr, Carlos Fernando. O Cisne Negro na Educação Superior: Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância (EaD), 13 de abril de 2020. Disponível em < https://www.linkedin.com/pulse/o-cisne-negro-na-educa%C3%A7%C3%A3o-superior-ensino-remoto-e-carlos/ >. Acesso em 16 abr. 2020.

Decreto Nº 9.235, de 15 de Dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9235.htm >. Acesso em 31 mar. 2020.

Portaria Nº 343, de 17 de Março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em < http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 >. Acesso em 31 mar. 2020.

Portaria Nº 345, de 19 de Março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em < http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-345-de-19-de-marco-de-2020-248881422 >. Acesso em 31 mar. 2020.

-- GregorioIvanoff - 31 Mar 2020

Revision: r1.19 - 06 Nov 2023 - 14:35 - GregorioIvanoff
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